Um verdadeiro tesouro para o país, assim é o Mato Grosso. Em todo o seu território, que é o terceiro maior do país, tem tanta história, cultura e belezas naturais que não há um só canto desse Estado que não seja rico. Até mesmo a cidade mais pacata pode esconder maravilhas.
Por Vanessa Moreno
Mimoso é um pequeno distrito, localizado no município de Santo Antônio de Leverger e distante cerca de 108 km de Cuiabá. Foi criado em 1958 e até meados de 2020 tinha destaque tão somente por ser berço de uma das grandes personalidades da história brasileira, o Marechal Cândido Rondon. Esse cenário histórico mudou e passou a ser visto por uma nova perspectiva após a descoberta de um novo ponto turístico: as cachoeiras Rancho Queimado I e II. Desde então, a região passou a ser destino de aventureiros, trilheiros ou, simplesmente, apaixonados pela natureza.
O guia de Turismo, Glauber Couto, proprietário da agência Aventureiros MT incluiu o destino na sua rota de viagens e há três anos leva grupos de turistas interessados em encarar essa aventura e conhecer as belezas do local.
Rancho Queimado I e II
As cachoeiras Rancho Queimado I e II, são duas quedas d’água exuberantes, sendo que a I é uma espécie de cortina com cerca de 80 metros de altura. A II, um pouco menor, porém grande em beleza. Elas estão localizadas na Fazenda Carandá. De acordo com informações passadas pelo guia, elas são formadas pelo córrego de mesmo nome, o Rancho Queimado e a distância de Cuiabá até lá é de 156 km de estrada, mais 5 km de estrada de chão, totalizando 161 km.
Glauber explica que para acessar a primeira queda d’água do passeio, que é a cachoeira I é preciso percorrer uma trilha pequena, de aproximadamente 350 metros, porém com um nível de dificuldade alto, por ser muito íngreme. Além disso, é preciso atravessar um riacho e só então é possível desfrutar do primeiro atrativo do passeio. Para chegar na segunda cachoeira, é preciso prosseguir a trilha por mais 400 metros aproximadamente.
Preparo
Encarar essas aventuras pode não ser uma tarefa muito simples quando se trata das cachoeiras mais famosas de Mimoso, por isso Glauber Couto orienta: “nós temos que estar com o condicionamento físico bom, com um ‘cárdio’ legal, porque são trilhas bem pesadas”.
O preparo físico deve ser proporcional à dificuldade da trilha. Uma rotina de atividades físicas, sistema cardiovascular saudável, alimentação balanceada e sono em dia são suficientes para o desafio. “Apesar de ter muita gente que gosta de fazer trilha, ainda vivem no sedentarismo. Então às vezes falam ‘vou fazer uma trilha’, acham que vão dar conta, mas às vezes não conseguem”, completa Glauber.
O que levar
Além do preparo físico, para encarar uma imersão na natureza é preciso ir equipado para curtir o passeio com tranquilidade e não correr o risco de passar perrengues. Confira um checklist com os itens que não podem faltar na mochila:
- Protetor Solar para proteger a pele dos raios solares;
- Repelente para espantar insetos indesejáveis;
- Óculos de Sol para proteger os olhos e dar aquele close nas fotos;
- Boné ou chapéu para ajudar na proteção solar;
- Celular ou câmera fotográfica para registrar cada minuto do passeio;
- Lanches leves para não passar fome;
- Muita água para a hidratação continuar em dia.
Também é muito importante ir com um vestuário confortável como blusa térmica, calça leve e tênis, sem esquecer das roupas de banho, uma toalha e outra peça de roupa para a volta, caso preferir.
Aventureiros MT
A Aventureiros MT é uma agência de Turismo que nasceu no dia 9 de novembro de 2017, através de um grupo de amigos que gostam de trilhas, natureza e cachoeiras. “De lá pra cá a gente vem trabalhando com o Turismo e mostrando para os nossos clientes as belezas que o nosso estado tem”, conta Glauber.
Mimoso, Chapada dos Guimarães, Nobres, Poxoréo, Jaciara e para tantos outros destinos no Estado, Glauber Couto oferece os passeios completos com entrada e guiamento nos atrativos, seguro individual e fotos. A depender da distância, alguns passeios podem contar também com transporte. E de acordo com a estrutura do destino, é possível incluir refeições no pacote.
Para Glauber, o seu trabalho não se resume em apenas levar o turista nos atrativos, mas sim descobrir novas possibilidades. “Nesse nosso trabalho a gente tem que estar sempre à procura de novos lugares”, conta o guia que vez ou outra busca rios e cachoeiras via Google Maps, pega o carro e vai em busca da descoberta. “Pego o carro e partiu procurar cachoeira! Tem perrengue, tem felicidade quando encontra. Tem muitos lugares para serem conhecidos ainda”, completa.
Como o próprio nome da agência já diz, os passeios com a Aventureiros MT têm a garantia de muita aventura. “O turista pode esperar diversão, visitar lugares incríveis de natureza bem preservada, tem um trabalho de foto que a gente faz que é bem legal também”, explica Glauber que aprimora a cada dia o seu talento com as fotos e oferece registros incríveis. “Porque hoje em dia a galera se preocupa muito com isso de postar uma foto legal na internet”, completa.