26 C
Cuiabá
spot_img

Ministério da Cultura divulga resultado final do Edital Cultura Viva-Pontões de Cultura, com 42 projetos selecionados no país

Data:

Compartilhe:

O Ministério da Cultura divulgou o resultado final do Edital Cultura Viva – fomento à Pontões de Cultura com quarenta e dois projetos selecionados em todo país.

Os Pontões de Cultura são projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil que atuam em áreas como cultura popular e tradicional, patrimônio, artes visuais, artes cênicas, musicais, além de literatura, audiovisual e circo.

As entidades culturais selecionadas vão receber um repasse de quatrocentos a oitocentos mil reais para a execução das ações em um período de doze meses.

Todo o investimento visa dar continuidade às ações das redes de pontos de cultura e fortalecer a Política Nacional de Cultura Viva no Brasil, junto com o Comitê Gestor do Pontão, os agentes e todas às redes de Pontos de Cultura.

O diretor da Política Nacional de Cultura Viva, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do MinC, João Pontes, comenta sobre a importância do resgate do Cultura Viva por meio dos pontões.

Sonora João Pontes (0’14” a 0’40”)

“A política Cultura Viva é a política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura e os Pontos de Cultura são o principal instrumento dessa política que promove o acesso da população aos bens e serviços culturais nos territórios e nas comunidades em que atuam. Os Pontões de Cultura terão um papel extremamente importante porque vão atuar na articulação da rede de Pontos de Cultura, no mapeamento, no diagnóstico, na formação.”

Os pontões culturais surgem para evidenciar projetos ligados à cultura de base comunitária, indígenas, quilombolas, de matriz africana, economia solidária, produção cultural urbana e periférica, cultura digital e cultura popular.

A iniciativa também visa articular grupos culturais diversos nas regiões do país, como explica o diretor da Política Nacional de Cultura Viva, do MinC, João Pontes.

Sonora João Pontes (1’34” a 1’50”)

“Os pontões de cultura são essa estratégia das redes para a superação dos seus desafios enquanto rede de pontos de cultura. A Política Nacional Cultura Viva é a política de base comunitária reconstruindo e reinventando o Brasil.”

A ação será feita por meio da gestão compartilhada com os governos municipais, estaduais e a Política Nacional de Cultura Viva, com a instalação de um ou dois pontões de cultura em todos os estados do país.

Para conferir o resultado do Edital de Fomento a Pontões de Cultura e outras informações, acesse o site www.gov.br/culturaviva.

Essa é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC).

Pixel Brasil 61

inscreva-se no nosso canal

━ leia mais

Concurso Público Nacional Unificado: quando sairão os resultados? Confira o novo cronograma

32.260 novos candidatos foram reabilitados para a correção da prova discursiva

Ministros da Cultura de países integrantes do G20 se reúnem esta semana em Salvador (BA)

A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, ressalta a importância de um evento como esse e o papel de destaque que o Brasil tem assumido nestas discussões nos últimos dois anos:

Seminário sobre Cultura e Mudança do Clima reúne ministras em Salvador (BA)

O evento tem o objetivo de promover discussões sobre o potencial dos setores criativos no combate às alterações climáticas e na criação de um futuro mais justo

Margareth Menezes e Geraldo Alckmin abrem evento que discute futuro do audiovisual brasileiro

O Seminário Economia do Audiovisual e Interseccionalidades faz parte do processo de elaboração do Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual Brasileiro para os anos de 2025 a 2034

MinC quer ouvir a sociedade civil sobre novo Plano Nacional de Cultura

Plano vai orientar as políticas públicas de cultura em nosso país nos próximos dez anos.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui