“O sol tá quente pra daná… ta ta ta. O calor ta de matá…..ta ta ta”
Cuiabá sempre foi quente! Tanto que compositores que vivem aqui na nossa terra, como Pescuma, cantam sobre isso desde sempre. Mas, mais que uma cidade quente, Cuiabá sempre foi calorosa. O calor nunca representou um mal, mas sim uma característica boa daqui. Nós cuiabanos, nunca consideramos isso como insuportável. Não até os últimos tempos.
As mudanças climáticas atingiram com força a nossa cidade, que já não anda muito bem. Já não temos mais as tantas árvores que nos deu o título de cidade verde nos tempos de outrora. Já não temos a possibilidade de andar confortavelmente pelas ruas. Viramos reféns dos ares-condicionados. Pena é daqueles que não os tem!
Vemos a cada dia nossa qualidade de vida se esvair pelas vielas do abandono. Que tristeza é ver a nossa linda Cuiabá do jeito que está, nas mãos dos malfeitores e gananciosos políticos que ocupam cargos importantes tão somente para roubar de nós a inspiração das nossas canções.
É como se Pescuma tivesse composto ontem “Lembranças Douradas”, canção que trás a memória de um tempo em que era possível amenizar o calor mergulhando nas águas do rio Cuiabá e contemplando o peixe dourado.
Hoje o rio está por um triz e quase não tem mais peixe!
“Peixe dourado, vá dizer pra natureza devolver o meu passado”.