28 C
Cuiabá
spot_img

O calor ’tá de matá’

Data:

Compartilhe:

“O sol tá quente pra daná… ta ta ta. O calor ta de matá…..ta ta ta”

Cuiabá sempre foi quente! Tanto que compositores que vivem aqui na nossa terra, como Pescuma, cantam sobre isso desde sempre. Mas, mais que uma cidade quente, Cuiabá sempre foi calorosa. O calor nunca representou um mal, mas sim uma característica boa daqui. Nós cuiabanos, nunca consideramos isso como insuportável. Não até os últimos tempos.

As mudanças climáticas atingiram com força a nossa cidade, que já não anda muito bem. Já não temos mais as tantas árvores que nos deu o título de cidade verde nos tempos de outrora. Já não temos a possibilidade de andar confortavelmente pelas ruas. Viramos reféns dos ares-condicionados. Pena é daqueles que não os tem!

Vemos a cada dia nossa qualidade de vida se esvair pelas vielas do abandono. Que tristeza é ver a nossa linda Cuiabá do jeito que está, nas mãos dos malfeitores e gananciosos políticos que ocupam cargos importantes tão somente para roubar de nós a inspiração das nossas canções.

É como se Pescuma tivesse composto ontem “Lembranças Douradas”, canção que trás a memória de um tempo em que era possível amenizar o calor mergulhando nas águas do rio Cuiabá e contemplando o peixe dourado.

Hoje o rio está por um triz e quase não tem mais peixe!

“Peixe dourado, vá dizer pra natureza devolver o meu passado”.

inscreva-se no nosso canal

━ leia mais

Ministros da Cultura de países integrantes do G20 se reúnem esta semana em Salvador (BA)

A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, ressalta a importância de um evento como esse e o papel de destaque que o Brasil tem assumido nestas discussões nos últimos dois anos:

Seminário sobre Cultura e Mudança do Clima reúne ministras em Salvador (BA)

O evento tem o objetivo de promover discussões sobre o potencial dos setores criativos no combate às alterações climáticas e na criação de um futuro mais justo

Margareth Menezes e Geraldo Alckmin abrem evento que discute futuro do audiovisual brasileiro

O Seminário Economia do Audiovisual e Interseccionalidades faz parte do processo de elaboração do Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual Brasileiro para os anos de 2025 a 2034

MinC quer ouvir a sociedade civil sobre novo Plano Nacional de Cultura

Plano vai orientar as políticas públicas de cultura em nosso país nos próximos dez anos.

Enem 2024: locais de prova já estão disponíveis

Candidatos prestarão os exames nos dias 3 e 10 de novembro
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui