28 C
Cuiabá
spot_img

Estadualização do Parque de Chapada dos Guimarães

Data:

Compartilhe:

Ao que tudo indica, a estadualização do Parque de Chapada dos Guimarães, que hoje está nas mãos do Instituto Chico Mendes (ICMBio), pode sair a qualquer momento, já que o governador Mauro Mendes tem se dedicado fortemente nas articulações junto ao Senado Federal. Nesta terça (03), a agenda do chefe do executivo foi cheia lá em Brasília, tudo para garantir que o patrimônio deixe de ser nacional ou privatizado para uma empresa que venha a cobrar muito e fazer pouco.

Há quem queira que a estadualização saia, mas há também quem tenha medo do que pode ser feito no local. Tanto é que no último domingo (01) houve um abraçaço, promovido pelo Grupo Semente, que defende o parque e é absolutamente contra a PL 3.649/2023. A justificativa é que não há estudo de viabilidade, não foi realizada nenhuma audiência pública e ainda se baseiam no fato de haver outras Unidades de Conservação Estaduais que estão em estado crítico.

O fato é que o Governo do Estado vem colecionando fama de “inimigo dos recursos naturais”, com acusações de envolvimento em garimpo, hidrelétricas e sabe-se lá mais o que.

Se a principal fonte de vida em Mato Grosso, que são os rios, estão correndo sérios riscos nas poderosas mãos públicas, será que o Parque de Chapada dos Guimarães estará em boas mãos?

inscreva-se no nosso canal

━ leia mais

Ministros da Cultura de países integrantes do G20 se reúnem esta semana em Salvador (BA)

A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, ressalta a importância de um evento como esse e o papel de destaque que o Brasil tem assumido nestas discussões nos últimos dois anos:

Seminário sobre Cultura e Mudança do Clima reúne ministras em Salvador (BA)

O evento tem o objetivo de promover discussões sobre o potencial dos setores criativos no combate às alterações climáticas e na criação de um futuro mais justo

Margareth Menezes e Geraldo Alckmin abrem evento que discute futuro do audiovisual brasileiro

O Seminário Economia do Audiovisual e Interseccionalidades faz parte do processo de elaboração do Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual Brasileiro para os anos de 2025 a 2034

MinC quer ouvir a sociedade civil sobre novo Plano Nacional de Cultura

Plano vai orientar as políticas públicas de cultura em nosso país nos próximos dez anos.

Enem 2024: locais de prova já estão disponíveis

Candidatos prestarão os exames nos dias 3 e 10 de novembro
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui